Micarê Recife

 

Quem era jovem nos anos 90 sabe bem como foi o fenômeno das micaretas. Espalhadas por todo o país e atrás de trios elétricos, verdadeiras multidões se divertiram embaladas especialmente por muito axé. A saudade tomou conta de um grupo de produtores que resolveu reeditar e reformular a festa, e o antigo Recifolia agora é Micarê Recife. O novo momento precisava de uma nova identidade visual, que pudesse trazer os anos 90 para uma linguagem atual sem perder toda a diversão, colorido e liberdade do evento que marcou uma geração. No novo formato, a atualização de conceitos serviu para reforçar questões como diversidade e pluralidade, tornando a proposta ainda mais rica e múltipla.

Uma das características do design gráfico das micaretas nos anos 90 era a experimentação de recursos visuais disponíveis nos modernos computadores e toda a gama de cores e efeitos possível. O resultado era uma grande poluição visual. Mas é importante destacar que o excesso de informações coadunava com a diversidade que caracterizava o evento. Na nova proposta, a ideia é equilibrar os dois caminhos, mantendo uma estética rica de elementos e cores, porém de forma harmoniosa. Para a marca, um lettering divertido, sem tantas regras, mas com legibilidade garantida e muito personalidade. Como apoio, splashes garantem o ar retrô ajudam a dar mais impacto à marca. Tudo isso acompanhado de ricas ilustrações com um traço atual e que possibilitam emular situações de fácil assimilação.

Após intensa pesquisa para a volta no tempo e aclimatação da equipe com o espírito das micaretas, foram realizados diferentes estudos manuais de lettering antes de partir para o desenho final usando os recursos de software de ilustração digital. A definição da paleta cromática também veio em fase anterior ao desenhos dos personagens e situações que enriquecem as peças. Por fim, os elementos foram agrupados e inseridos em diferentes possibilidades: digital, impressos, composição com fotografia, aplicação em peças promocionais e todo o enxoval do festival.