Arbo Townhouses · Livro
Arbo Townhouses é mais um empreendimento da Haut que foge da lógica que guia o urbanismo da cidade do Recife há tantos anos. Ao deixar de lado a regra da cidade em fazer empreendimentos verticais, seria mais apropriado chamar os apartamento Arbo de casas, pelo seu aspecto horizontal e com jardins exuberantes. Paisagismo que tem um destaque especial no projeto, assinado pelo conceituado Alex Hanazaki, que distribuiu várias praças ao longo de sua área comum, além de jardins exclusivos em cada apartamento.
Além de desenvolver a identidade visual do empreendimento, fomos responsáveis pela elaboração de um livro que pudesse expressar todo o diferencial do projeto. O objetivo, mais do que vender as unidades, seria que o proprietário tivesse em mãos um material de valor sentimental, que marcasse uma nova etapa de vida e tivesse lugar especial na nova casa. Ficou decidido desde o início que o livro iria acompanhado de lâminas-poster, que cumpririam função dupla: destacar pontos especiais do projeto e que do outro lado pudessem virar mini-quadros para decoração de ambientes. No mesmo formato dessas lâminas seria o livro, para que pudessem formar um único bloco e serem entregues numa embalagem especial. Os papéis escolhidos para o projeto gráfico foram pensados com cuidado para passar a sensação tátil do ambiente onde o projeto está inserido. São papéis com atributos táteis de bastante personalidade para capa e embalagem (kraft para embalagem e kraft acoplado a papelão paraná para capa) e que permitem a impressão da imagens no tom desejado para o miolo (pólen) além de permitir uma leitura mais confortável.
A parte externa da embalagem segue uma estética minimalista em contraste à parte interior, onde foi explorada a superposição de ilustrações de plantas em traços finos e delicados, servindo de berço para as lâminas e o livro em si. A cor das imagens e do próprio papel das lâminas-poster reforçam o contraste desejado para impactar o leitor, que em seguida tem contato com o protagonista, o livro. A capa mantém a propriedade tátil do papel kraft da embalagem, sendo acoplado ao papelão paraná para maior rigidez, durabilidade e sensação de enobrecimento da capa dura - este último sendo reforçado pelo hotstamp na marca Arbo. Para o miolo, o projeto gráfico é estruturado de maneira a destacar as imagens, plantas e detalhamento do projeto. Com pouco volume de texto, tivemos a liberdade de usar uma grid simples e exploramos o mínimo de interferência sobre o conteúdo. O resultado é um material de alto impacto totalmente diferente do que o mercado imobiliário se acostumou a ver – tal qual o próprio empreendimento – e ajudou a reforçar o posicionamento de incorporadora singular que é a Haut.